Alimentação saudável
.Destinado aos alunos de Educação Infantil.
Justificativa: A fome será, provavelmente, o maior problema político e moral que as ciranças deverão enfrentar como lideres de seus pais no futuro.No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos.
As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.
Objetivos:
- Incentivar aos bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- Concientizar os alunos sobre a importãncia e os motivos pelos quais nos alimentamos;
- Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;
- Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.
Estratégia:
-Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes.
- Preparação e degustação de receitas saudáveis.
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes.
- Preparação e degustação de receitas saudáveis.
- Alinhavos
- Músicas
- Rótulos
- Atividades culinárias
- Músicas
- Rótulos
- Atividades culinárias
–montar livro de receitas
- Brincando de feira e supermercado
- Atividades orais
- Jogo da memória
- Pesquisa
- Colagens
- Jogos
- Horta
- Brincando de feira e supermercado
- Atividades orais
- Jogo da memória
- Pesquisa
- Colagens
- Jogos
- Horta
Habilidades:
Leitura oral e escrita:
ü Organizar e produzir oralmente etapas de uma instrução (receitas, regras) com o apoio do professor.
ü Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor.
ü Utilizar conhecimentos sobre o sistema de escrita através de uma situação de leitura de textos de memórias ou listas (mesmo campo semântico) para localizar um nome especifico.
Natureza e sociedade:
ü Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas do mundo social e natural.
ü Cuidar de si mesmo, percebendo as necessidades de higiene e alimentação
Matemática:
ü Utilizar diferentes procedimentos para comparar grandezas (massas, volume, comprimento, tempo, sistema monetário).
ü Comparar figuras geométricas, dimensionar espaços, percebendo relações do tamanho e forma
ü Ler gráficos e tabelas com a intervenção do professor
Artes:
ü Observar e identificar imagens diversas.
ü Manipular diferentes meios como tinta argila, etc.
ü Manipular diferentes suportes gráficos como jornal papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
AVALIAÇÃO:
É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todas as atividades a serem realizadas, observando o desenvolvimento individual da criança e da turma em geral. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos que permitirão identificar os conhecimentos prévios das crianças e as condições em que se promoveram avanços na construção do conhecimento
PRODUTO FINAL:
Será realizado um piquenique, no qual as crianças ira trazer alimentos saudáveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário