Páginas

domingo, 6 de março de 2011

SEQUENCIA DIDATICA DIA DOS PAIS

Professoras: Geovânia e Elaine
          Escola: PAC Lar São Pedro
Grupo: Mini-Maternal “B”
Idade: 2 a 3 anos
Duração: 7 Dias
TEMA : PAIS

Justificativa: Esta sequência visa um trabalho interdisciplinar, datas como esta são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e a importância da família. 

Objetivo Geral: Comemorar o Dia dos Pais na escola é reconhecer esse momento para privilegiar atividades que promovam análise crítica e também impliquem valores como carinhos, amor, respeito, justiça social, igualdade, fraternidade.

Objetivos específicos:
·         Reconhecer as qualidades do pai.
·         Valorizar a figura paterna.
·         Levar a criança a demonstrar sua gratidão ao papai.
·         Descrever a figura do pai oralmente, em textos e através de desenhos.

Estratégias: As professoras, durante a semana irão propor diferentes atividades, tais como:
Ø  Roda de conversa: A importância do dia dos pais; as qualidades; qual a profissão; leitura de poesias.
Ø  Construção de cartazes: Cartão para o papai; recorte e colagem; mural; acrósticos; construção de um livrinho e confecção do presente.

Habilidades a serem desenvolvidas:

Linguagem Oral e Escrita:
·         Utilizar a linguagem oral para conversas, comunicar e expressar seus desejos. Relatar situações vivenciadas no cotidiano progressivamente.
·         Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar, expor suas idéias e pontos de vista.
·         Produzir textos individuais ou coletivos oralmente para diversos fins.
·         Reproduzir situações da vida cotidiana ou ações de historia.
·         Recontar o enredo de uma situação para os colegas.



Movimento:
·         Movimentar-se ritmicamente ao som de musicas.



Matemática:
·         Descrever e interpretar a posição de objetos ou pessoas.

Musica:
·         Participar de brincadeiras roda e jogos cantando junto com os colegas.

Artes:
·         Interessar-se por observar os produtos de produções das às outras crianças.
·         Utilizar diferentes materiais e ferramentas para produzir.
·         Reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.
·         Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertorio.
·         Manipular diferentes suportes gráficos como: Revistas, jornal, papel etc.

Natureza e sociedade:
·         Participar de dramatizações de historias conhecidas, interagindo com os educadores.
·         Compreender a importância das datas comemorativas.

Recursos: Livros e revistas (fontes de informações), papeis colorido, cola, tesoura, Cds e maquina fotográficas.

Avaliação: Será continua de forma sistemática ao longo do processo de aprendizagem.

Nenhum comentário: