TEMA :PRIMAVERA
ELAINE E GEOVANIA
Escola: PAC Lar São Pedro
Turma: Mini-Maternal “B”
Turma: Mini-Maternal “B”
Idade: 2 a 3 Anos
Duração: 10 Dias
Duração: 10 Dias
Justificativa
Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
A primavera é a estação das flores, e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Quem não fica encantado com o desabrochar de uma bela rosa, com o trinado dos pássaros e com o pousar das abelhas tirando o néctar das flores?
É diante desse tema que as crianças irão interagir com o meio ambiente conscientizá-la de sua importância no equilíbrio natural do ambiente.
Objetivo
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência. Observar o meio natural, desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança. promovendo a interação aluno e meio ambiente
Objetivos Específicos:
ü Trabalhar a percepção tátil.
ü Identificar os aromas, as cores e as texturas das flores.
ü Incentivar a valorização do meio ambiente.
ü Desenvolver na criança o interesse pelo meio ambiente e suas estações.
ü Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos do meio ambiente como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc
Estratégias:
As professoras, durante a semana irão propor diferentes atividades, tais como:
ü Roda de conversa: O significado da Estação Primavera;
ü Dramatização de poesias;
ü Parlendas;
ü Textos informativos;
ü Confecção de flores com garrafas Pet; Construção de cartazes; mural; brinquedos;
ü Dobraduras, Materiais recicláveis sucats;
ü Culinária (chá de ervas)
ü Músicas e danças
ü Técnicas de pinturas;
Habilidades a serem Contempladas:
Linguagem Oral e Escrita:
· Utilizar a linguagem oral para conversas, comunicar e expressar seus desejos. Relatar situações vivenciadas no cotidiano progressivamente.
· Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar, expor suas idéias e pontos de vista.
· Produzir textos individuais ou coletivos oralmente para diversos fins.
· Reproduzir situações da vida cotidiana ou ações de historia.
· Recontar o enredo de uma situação para os colegas.
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
· Reproduzir oralmente jogos verbais, parlendas, poemas.
Movimento:
· Movimentar-se ritmicamente ao som de musicas.
· Imitar gestos, expressões de colegas e adultos e personagens de historias.
· Participar de cirandas e brincadeira de roda, cantando e fazendo os gestos esperados, tendo o professor como modelo.
Matemática:
· Descrever e interpretar a posição de objetos ou pessoas.
· Agrupar e separar objetos de uma coleção.
Musica:
· Participar de brincadeiras roda e jogos cantando junto com os colegas.
· Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo.
· Manifestar preferências por algumas canções e musicas diversa.
· Demonstrar interesses por musica de diferentes gêneros e culturas.
Artes:
· Interessar-se por observar os produtos de produções das às outras crianças.
· Utilizar diferentes materiais e ferramentas para produzir.
· Reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.
· Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertorio.
· Manipular diferentes suportes gráficos como: Revistas, jornal, papel etc.
Natureza e sociedade:
· Participar de dramatizações de historias conhecidas, interagindo com os educadores.
· Compreender a importância das datas comemorativas..
· Ampliar repertorio de historias, brincadeiras, jogos, danças, e canções que retratam as tradições culturais.
Recursos: Livros e revistas (fontes de informações), papeis colorido, cola, tesoura, garrafas pet´s Cds e maquina fotográfica.
Avaliação:
A observação das formas de expressão das crianças, de seu desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
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