Páginas

domingo, 6 de março de 2011

projeto identidade

ESCOLA: PAC LAR SÃO PEDRO
MUNICÍPIO: TABOÃO DA SERRA
DIREÇÃO: AMANDA ANJO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ROSÂNGELA
EQUIPE DOCENTE: PROFESSORAS ELAINE, GEOVÂNIA
PUBLICO ALVO: ALUNOS DE EDUCAÇÃO (MINI-MATERNAL  B) .
                             
PROJETO: IDENTIDADE
“A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca...”
LEV VIGOTSKY

 JUSTIFICATIVA:
    Sabemos que a educação infantil tem como função ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permitir descobrir o mundo. Conhecer-se, aprender a conviver estabelecendo relações emocionais cognitivas e sociais de modo a conquistar sua autonomia.
 OBJETIVOS:
ü  Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e das vivencias de diferentes situações.
ü  Reconhecer a importância e a necessidade de se fazer uma higiene correta.
ü  Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade.
ü  Identificar dados pessoais relacionados a sua pessoa.
ü  Identificar e registrar fontes históricas sobre sua vida.
ü  Revelar de diversas maneiras a auto-estima e a criatividade.

ESTRATÉGIAS:
 As professoras semanalmente irão propor diferentes atividades tais como:
ü  Confecção de cartazes, murais alimentação, arvore genealógica, corpo humano, etc.
ü  Construções de textos coletivos sobre: alimentação saudável, boas maneiras, etc.
ü  Identificação de objetos pessoais e coletivos.
ü  Leitura de diversas historia. (para reconhecimento corporal).
ü  Apresentações de musicas exemplo: Boneca de lata e cabeça, ombro, joelho e pé etc.
ü  Reproduzir situações de vida cotidiana
HABILIDADES DESENVOLVIDAS:    

Movimentos:

ü  Comunicar com colegas usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais;
ü  Explorar pelo movimento o próprio corpo, discriminando diferentes partes do corpo (através de músicas, por meio do toque, brincadeiras, utilização de espelhos, fotografias, imagens, etc.)
ü  Expressar-se e relacionar-se com adultos e crianças por meio da linguagem corporal e verbal;
ü  Viver experiência de pesquisa de identidade frente a espelho e na relação e na relação com outro;

Musica:
ü  Explorar as qualidades sonoras da própria voz, de alguns objetos sonoros e de instrumentos musicais com autonomia.
ü  Perceber sons e zelar pela qualidade mesmo no ambiente.
ü  Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo.
ü  Manifestar preferência por algumas canções e músicas diversas.



Linguagem Oral Escrita:
ü  Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar seus desejos, interesses, sentimentos. Opiniões e relatar situações vivenciadas no cotidiano progressivamente.
ü  Nomear brincadeiras e atividades preferidas.
ü  Comunicar-se com diferentes parceiros em diferentes agrupamentos: duplas, pequenos grupos, etc., usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais.
ü  Reproduzir diferentes formas de expressões e gestos utilizando a voz e o corpo.
ü  Brincar com a sonoridade de palavras, com variações de gestos.

Natureza e Sociedade:


ü  Alimentar-se com ajuda e grativamente tornar-se capaz de usar talheres de forma independente.
ü  Reconhecer sensações produzidas por diferentes estados fisiológicos: fome, sono, cansaço, dor, sede, frio, calor, etc. e comunicar ao educador.
ü  Demonstrar verbalmente suas emoções, interesses e preferências (amigos, brinquedos, alimentos, etc.) através de questionamentos do educador.
ü  Identificar seus recursos e limitações em determinadas situações e elementos que   lhe  provocam medo e buscar ajuda para superá-lo.
ü  Atender solicitação de entregas de objetos e recados de si para outra pessoa.
ü  Comunicar-se através da linguagem corporal e verbal, expressando motivos, razões, estados emocionais e afetivos das vivências.
ü  Observar animais e plantas, em livros, revistas e filmes, observando: sons produzidos, pelagem presença de bico e outras características físicas externa, cuidados básicos de alimentação, moradia e outros necessários a sua sobrevivência.



RECURSOS:
 Diversos materiais como: Espelho, revistas, jornais, tinta, kraft, sulfite, cartolinas, DVD, livros, cd e som.

  AVALIAÇÃO:
 No decorrer das atividades será observado o desenvolvimento, psíquico-motor, percepção visual, auditiva, o processo de interação e a socialização dos alunos.
FECHAMENTO:
O fechamento do projeto identidade iniciará com a apresentação da música “Boneca de lata” na qual as crianças por meio de falas e gestos identificarão as partes do corpo.
  Ocorrerá simultaneamente uma oficina na qual os pais receberão um corpo humano, faltando algumas partes, terão como desafio montar juntamente com as crianças as partes que estarão faltando.

Nenhum comentário: