Páginas

domingo, 6 de março de 2011

animais

    Professoras Elaine e Geovania

“Minha fala (..) estava acrescida de um significado que antes não tinha. Era, no momento (...) em que a comunhão não era apenas a de homens e de mulheres e de deuses e ancestrais, mas também a comunhão com as diferentes expressões de vida. O universo da comunhão abrangia as árvores, os bichos, os pássaros, a terra mesma, os rios, os mares. A vida em plenitude.”(Pedagogia da Esperança, 1992.PAULO FREIRE)

ESCOLA: PAC LAR SÃO PEDRO
MUNICIPIO: TABOÃO DA SERRA
 DIREÇÃO: AMANDA ANJO
COORDENÇÃO PEDAGÓGICA: ROSÂNGELA
EQUIPE DOCENTE: PAC LAR SÃO PEDRO
PUBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (MINI-MATERNAL A e B
DURAÇÃO: SEGUNDO TRIMESTRE (3 MESES).



“A construção deste conhecimento também é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente, bem como atitudes relacionadas à saúde.”
(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil – Vol. 3, 1998)


Projeto Animais
Justificativa:
O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária, que em geral contam com varias informações relativas ao tema abordado no projeto (animais), pois ele tem uma presença importante no cotidiano infantil através de desenhos animados, historias ,jogos e etc.
Esse estudo facilitara a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.
Objetivos:
Enfatizar a importância dos diversos tipos de animais e suas principais características (alimentação, habitat, etc.).
Distinguir animais domésticos de selvagens.
Enriquecer o vocabulário das crianças, fazendo com que facilitem sua comunicação com os outros.

Estratégias:
O projeto será iniciado com uma roda de conversa na qual as professoras farão um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, indagando quem tem animais de estimação, quem conhece outros animais, etc.
Semanalmente serão propostas atividades relacionadas ao tema, visando estabelecer melhor entendimento das crianças
ü  Trabalharemos os sons produzidos pelos animais
ü  Introduziremos a leitura de fabulas onde os animais ganham vida,falam,despertando a imaginação das crianças.
ü  Reprodução de um mini zoológico como auxilio dos alunos para que possam ter uma referência de tudo que será trabalhado, utilizaremos para a sua proposta materiais recicláveis.
ü  Utilização de músicas com repertório de animais;
ü  Brincar de imitar animais
Painel com todos os animais estudados com os seus respectivos nomes e habitat natural.
ü  Ao apresentar cada animal as professoras irão contar uma curiosidade interessante sobre cada animal trabalhado
Habilidades Contempladas:
Natureza e Sociedade
ü  Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do mundo social e natural;
ü  Criar e dramatizar usando bonecos e fantoches;
ü  Relatar acontecimentos, trocando idéias e informações


Linguagem oral e Escrita
ü  Participar de situações coletivas de comunicação e mediadas pelo professor;
ü  Narrar e apreciar diferentes gêneros textuais: contos, histórias, parlendas, etc.
ü  Observar e manusear materiais impressos (diferentes gêneros e portadores) diferenciá-los e nomeá-los;
ü  Desenvolver a compreensão, utilizando a fala num dialogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.

Artes
ü  Manipular diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.
ü  Observar e identificar imagens diversas.

Matemática
ü  Utilizar diferentes procedimentos para comparar grandezas (massa, volume, comprimento)
ü  Comunicar e reproduzir trajetos, considerando alguns elementos do entorno como pontos de referencia;



Recursos:
ü  Fantoches
ü  Historias
ü  Músicas
ü  Filmes
ü  Jogos (quebra-cabeça, etc.)
ü  Revistas
Avaliação
Será no decorrer do projeto, através de observação e registros feitos pela professora sobre o envolvimento e a apropriação de cada aluno.
Fechamento:
Será realizado uma visita dos alunos do mini maternal A e B ao zoológico da cidade de  São Paulo com o objetivo de que as crianças tenham a oportunidade de observar e vivenciar no zoológico tudo o q foi estudado em sala de aula.







"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos". Rubem Alves

Nenhum comentário: