Páginas

domingo, 6 de março de 2011

sequencia didatica folclore

Professoras: Geovânia e Elaine.


                    folclore
                                   Escola: PAC Lar São Pedro
Turma: Mini-Maternal “B”
Idade: 2 a 3 Anos
Duração: 14 Dias
            
                              Justificativa
 Na Educação Infantil, as crianças estão passando por uma  transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado porreflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço Infantil.

                           Objetivo
 Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um
ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

                           Objetivos Específicos:
ü Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
ü  Identificar as danças, músicas, comidas, crenças.
ü  Conhecer a história do folclore e seu significados.
ü  Conhecer e valorizar a própria cultura.
ü  Conhecer os mitos do folclore brasileiro.
ü Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de  viver de diferentes grupos e pessoas.
ü  Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos  da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc
                                 


Estratégias:
As professoras, durante a semana irão propor diferentes atividades, tais como:
ü Roda de conversa: O significado do folclore; de cada lenda;
ü Parlendas;
ü  Textos informativos;
ü Histórias das brincadeiras; Danças;
ü Dramatização de lendas;
ü cantigas.
ü Construção de cartazes; mural; brinquedos;
ü Dobraduras.
ü Formas de viver, diferentes costumes, cultura.

Habilidades a serem Contempladas:
Linguagem Oral e Escrita:
·         Utilizar a linguagem oral para conversas, comunicar e expressar seus desejos. Relatar situações vivenciadas no cotidiano progressivamente.
·         Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar, expor suas idéias e pontos de vista.
·         Produzir textos individuais ou coletivos oralmente para diversos fins.
·         Reproduzir situações da vida cotidiana ou ações de historia.
·         Recontar o enredo de uma situação para os colegas.
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·         Reproduzir oralmente jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, poemas e canções populares.
·         Reconhecer nomes de personagens de historias e quadrinhos e reconhecer suas características.

Movimento:
·         Movimentar-se ritmicamente ao som de musicas.
·         Imitar gestos, expressões de colegas e adultos e personagens de historias.
·         Participar de cirandas e brincadeira de roda, cantando e fazendo os gestos esperados, tendo o professor como modelo.

Matemática:
·         Descrever e interpretar a posição de objetos ou pessoas.
·         Agrupar e separar objetos de uma coleção.
Musica:
·         Participar de brincadeiras roda e jogos cantando junto com os colegas.
·         Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo.
·         Manifestar preferências por algumas canções e musicas diversa.
·         Demonstrar interesses por musica de diferentes gêneros e culturas.

Artes:
·         Interessar-se por observar os produtos de produções das às outras crianças.
·         Utilizar diferentes materiais e ferramentas para produzir.
·         Reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças.
·         Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertorio.
·         Manipular diferentes suportes gráficos como: Revistas, jornal, papel etc.

Natureza e sociedade:
·         Participar de dramatizações de historias conhecidas, interagindo com os educadores.
·         Compreender a importância das datas comemorativas.
·         Conhecer o modo de vida de outros grupos sociais e estabelecer relações com os nossos costumes e cultural.
·         Ampliar repertorio de historias, brincadeiras, jogos, danças, e canções que retratam as tradições culturais.



Recursos: Livros e revistas (fontes de informações), papeis colorido, cola, tesoura, Cds e maquina fotográfica.
                    
                                      Avaliação:
A observação das formas de expressão das crianças, de seu desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.    



Nenhum comentário: