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domingo, 6 de março de 2011

NUTRIÇÃO

ESCOLA: PAC LAR SÃO PEDRO

MUNICIPIO: TABOÃO DA SERRA

DIREÇÃO: AMANDA ANJO

COORDENÇÃO PEDAGÓGICA: ROSÂNGELA

DOCENTE: ELAINE MONTEIRO

PIBLICO ALVO: ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (JARDIM I C e JARDIM I E), PAIS e COMUNIDADE



                                 PROJETO
                      SAÚDE E NUTRIÇÃO





JUSTIFICATIVA:

A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação.
A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais:
Ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais;
Ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.
Ações de proteção à alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas.


CRONOGRAMA:

Este projeto foi uma elaboração coletiva de toda a equipe pedagógica do PAC Lar São Pedro, no entanto recomenda cada professora possui autonomia para organizar as atividades a partir do seu tempo e espaço, de modo que o Projeto saúde e alimentação tenham o formato e as características próprias dos alunos com a qual será desenvolvido. Cabe aqui uma consideração importante acerca do tempo na Educação Infantil: os ritmos de produção nessa etapa são muito diferenciados, e a ansiedade do professor em executar atividades propostas, em um cronograma rígido, poderá ser improdutiva.
É importante o respeito á diversidade e á individualidade das crianças, que, nessa etapa, apresentam diferenciações significativas entre o tempo biológico (à hora de descanso, lanche, etc.), o tempo psicológico (que marca a individualidade, a singularidade, a historia de vida pessoal) e o tempo cronológico (aquele do relógio, do compromisso, da hora marcada).


OBJETIVO GERAL:

Enfatizar a importância de uma boa alimentação e os cuidados que devemos ter com a saúde, visando à conscientização das crianças em respeitar a limpeza e a organização do meio em que vivemos , levando este aprendizado para seu ambiente familiar.
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.
 Apresentar os vários tipos de alimentos para que possam conhecer os seus valores nutritivos e passem a ter uma alimentação mais saudável.



OBJETIVOS ESPECIFICOS:

Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família.
Buscar informações em diferentes fontes de forma a verificar e comprovar hipóteses feitas sobre o assunto;
Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos;
Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e preservação com a higiene;
Valorizar atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo;
Valorizar o momento reservado à alimentação.



PROCEDIMENTO:

Num primeiro momento alunos e professor conversarão sobre a importância da alimentação. Através de diferentes fontes de pesquisa deverão pesquisar sobre alimentação saudável e necessária para o nosso corpo.
Na segunda etapa iremos conversar sobre a alimentação oferecida na escola. Valorização da merenda oferecida. De que forma é preparada, e os nutrientes que compõe a alimentação. Da onde vem e quem paga a merenda oferecida na escola



ESTRATÉGIA:

Conversa e registro (desenhos) sobre a alimentação preferida das crianças;
- Registro dos alimentos mais consumidos na família;
- Identificação de semelhanças e diferenças entre hábitos alimentares dos alunos;
- Trabalhar com recorte de frutas, verduras e legumes.
- Preparação e degustação de receitas saudáveis.



Habilidades:

Leitura oral e escrita:
ü Organizar e produzir oralmente etapas de uma instrução (receitas, regras) com o apoio do professor.
ü Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor.
ü Utilizar conhecimentos sobre o sistema de escrita através de uma situação de leitura de textos de memórias ou listas (mesmo campo semântico) para localizar um nome especifico.
Natureza e sociedade:
ü Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas do mundo social e natural.
ü Cuidar de si mesmo, percebendo as necessidades de higiene e alimentação
Matemática:
ü Utilizar diferentes procedimentos para comparar grandezas (massas, volume, comprimento, tempo, sistema monetário).
ü Comparar figuras geométricas, dimensionar espaços, percebendo relações do tamanho e forma
ü Ler gráficos e tabelas com a intervenção do professor
Artes:
ü Observar e identificar imagens diversas.

ü Manipular diferentes meios como tinta argila, etc.

ü Manipular diferentes suportes gráficos como jornal papel, papelão, parede, chão, caixas, madeiras, etc.



AVALIAÇÃO:

É necessário que a avaliação seja sistemática e que, em todas as atividades a serem realizadas, observando o desenvolvimento individual da criança e da turma em geral. Os resultados servirão de ajuda ao processo educativo, fornecendo ao professor elementos que permitirão identificar os conhecimentos prévios das crianças e as condições em que se promoveram avanços na construção do conhecimento



PRODUTO FINAL:

Como produto final, recebemos uma visita das dentistas Dra: Eliane e Karina que nos presenteou com uma palestra dinâmica, com recursos e linguagem de fácil entendimento para as crianças abordou o tema saúde bucal, a importância de uma boa alimentação e suas vantagens benéficas. Os alunos também receberam um livro com receitas de reaproveitamento alimentar, que são nutritivas e de baixo custo monetário.


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