Páginas

domingo, 6 de março de 2011

sequencia didatica transito

PROFESSORAS: ELAINE E GEOVÂNIA
MINI MATERNAL B

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: TRÂNSITO
DURAÇÃO: 1 SEMANA
“O que as crianças podem fazer com assistência de outros, pode ser em algum sentido um indicativo ainda melhor do seu desenvolvimento mental do que o que elas podem fazer sozinhas”.
LEV VYGOTSKY
JUSTIFICATIVA:
    Sabemos que a educação infantil tem como função ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permiti descobrir o mundo. Conhecer-se, aprender a conviver estabelecendo relações emocionais cognitivas e sociais de modo e conquistar sua autonomia.
OBJETIVOS
 
ü    Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
 
ü  Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;

ü    Identificar o significado da sinalização;

ü  Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;

ü  Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;

ü  Desenvolver a atenção e a percepção;

ü  Identificar os principais sinais de trânsito;
ESTRATEGIAS
ü  Rodas de conversa
ü  Interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.

ü  Desenhos geométricos.

ü  Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).

ü  O trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Movimentos;
ü  Expressar-se e relacionar-se com adultos e crianças por meio da linguagem corporal e verbal;
Linguagem Oral Escrita:
ü  Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar seus desejos, interesses, sentimentos. Opiniões e relatar situações vivenciadas no cotidiano progressivamente.
ü  Desenvolver a compreensão, utilizando a fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.
ü  Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor.
Matemática
ü  Definir trajetos a partir de um ponto de partida e de chegada pré-determinado.
ü  Desenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de vista
ü  Desenvolver noções de lateralidade e comunicar o deslocamento (direção e sentido)
Natureza e Sociedade:
ü  Conhecer o ambiente físico e social através das brincadeiras.
ü  Compreender e atender os combinados em diferentes níveis, apropriando-se de regras de convívio social.
ü  Explorar e reconhecer características e propriedades de objetos.
ü  Conhecer os riscos ambientais e identificar ações que contribuam para preservação e qualidade de vida.
RECURSOS:
Diversos materiais como: revistas, jornais, tinta, Kraft, sul fite, cartolinas, DVD, livros, cd e som.

Nenhum comentário: