PROFESSORAS: ELAINE E GEOVÂNIA
MINI MATERNAL B
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: TRÂNSITO
DURAÇÃO: 1 SEMANA
“O que as crianças podem fazer com assistência de outros, pode ser em algum sentido um indicativo ainda melhor do seu desenvolvimento mental do que o que elas podem fazer sozinhas”.LEV VYGOTSKY
JUSTIFICATIVA:
Sabemos que a educação infantil tem como função ampliar o universo cultural da criança por meio de ações que lhe permiti descobrir o mundo. Conhecer-se, aprender a conviver estabelecendo relações emocionais cognitivas e sociais de modo e conquistar sua autonomia.
OBJETIVOS
ü Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
ü Identificar comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
ü Identificar o significado da sinalização;
ü Interpretar mensagens de sinalização de trânsito;
ü Reconhecer as cores dos sinais de trânsito;
ü Desenvolver a atenção e a percepção;
ü Identificar os principais sinais de trânsito;
ESTRATEGIAS
ü Rodas de conversa
ü Interpretação de placas de trânsito com os seus significados; debates, vídeos.
ü Desenhos geométricos.
ü Cores dos semáforos, faixas educativas, recortes, confecção de meios de transportes (materiais recicláveis).
ü O trânsito urbano, rural e grandes cidades, noção de espaço das vias urbanas, pedestres e ciclovias.
HABILIDADES DESENVOLVIDAS
Movimentos;
ü Expressar-se e relacionar-se com adultos e crianças por meio da linguagem corporal e verbal;
Linguagem Oral Escrita:
ü Utilizar a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar seus desejos, interesses, sentimentos. Opiniões e relatar situações vivenciadas no cotidiano progressivamente.
ü Desenvolver a compreensão, utilizando a fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.
ü Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor.
Matemática
ü Definir trajetos a partir de um ponto de partida e de chegada pré-determinado.
ü Desenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de vista
ü Desenvolver noções de lateralidade e comunicar o deslocamento (direção e sentido)
Natureza e Sociedade:
ü Conhecer o ambiente físico e social através das brincadeiras.
ü Compreender e atender os combinados em diferentes níveis, apropriando-se de regras de convívio social.
ü Explorar e reconhecer características e propriedades de objetos.
ü Conhecer os riscos ambientais e identificar ações que contribuam para preservação e qualidade de vida.
RECURSOS:
Diversos materiais como: revistas, jornais, tinta, Kraft, sul fite, cartolinas, DVD, livros, cd e som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário