Páginas

domingo, 6 de março de 2011

SEQUENCIA NATAL

PROFESSORAS: ARIANE, ELAINE E GEOVÂNIA
ESCOLA: PAC Lar São Pedro
TURMA: Mini-Maternal “B”
IDADE: 2 a 3 AnosDURAÇÃO: 14 Dias (2010)
TEMA :NATAL
"O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
Rubens Alves

JUSTIFICATIVA:
O final do ano esta se aproximando e em conseqüência a data festiva cristã mais esperada do ano o natal.
Para demonstrar as crianças integrantes do mini maternal B o real significado do natal resolveu desenvolver esta sequência didática natalina, para promover a sensibilização de diversos sentimentos como: amor ao próximo, respeito a todos e a importância de demonstração afetiva. Pretende-se conduzir atividades lúdicas que facilite os conhecimentos das tradições natalinas .
OBJETIVOS:
ü  Desenvolver a linguagem oral;
ü  Estimular a criatividade;
ü  Desenvolver a socialização;
ü  Identificar os símbolos natalinos;
ü  Desenvolver a coordenação motora
ü  Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas.
ü  Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas
ESTRATEGIAS:
ü  Roda de conversa com a turma sobre o siguinificado do natal
ü  Músicas natalinas
ü  Confecção de cartazes sobre o natal
ü  Origem dos símbolos natalinos.
ü  Confecção dos símbolos de natal
ü  Origem do natal
ü  Historias natalinas
ü  Produção de texto


HABILIDADES DESENVOLVIDAS:
L.O.E.
Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Recontar histórias conservando algumas características do texto original.
Participar de situações coletivas de comunicação mediadas pelo professor.
NATUREZA E SOCIEDADE:
Conhecer o ambiente físico e social através das brincadeiras.
Planejar brincadeiras e construir brinquedos com e sem ajuda do adulto.
Conhecer o modo de vida de outros grupos sociais ou civilizações e estabelecer relações com nossos costumes e cultura.
Formular perguntas, conclusões e explicações sobre o tema que esta sendo explorado.
MOVIMENTO:
Dançar ao som de musicas seguindo e coordenando movimentos pré-estabelecidos
ARTES:
Manipular materiais, como lápis e pinceis de diferentes texturas e espessuras, brochas, carvão, carimbo, etc.
Manipular diferentes meios, como tintas, água, areia, terra, argila, etc.
Descobrir propriedades e possibilidades de registros.
Criar desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu próprio repertorio e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura.
MUSICA:
Participar de brincadeiras roda e jogos cantando junto com os colegas.
Explorar diferentes maneiras de produzir sons com o próprio corpo.
Manifestar preferências por algumas canções e musicas diversa.

RECURSOS:
 Livros e revistas (fontes de informações) papeis coloridos, cola tesoura, CDs e maquina fotográfica
AVALIAÇÃO:
A observação das formas de expressão das crianças, de seu desenvolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.    

Nenhum comentário: